Buscar
  • Carolina Rosa

Sintoma pós vacina de COVID ou sintoma de câncer de mama?

Atualizado: Jul 11




Algumas mulheres, após a vacina do covid 19, procuraram os mastologistas em função de sentirem aumento das ínguas na axila que recebera a vacina para COVID 19.


Estudos recentes mostram que algumas vacinas utilizadas contra a Covid-19 causam um efeito colateral até então pouco conhecido pela população geral e que pode ser confundido com um dos sintomas de câncer de mama: a linfonodopatia axilar ou popularmente conhecido como “ínguas”. Esse aumento dos linfonodos na região das axilas, sintoma que pode ser confundido com câncer de mama e ser detectado nos exames de mamografia.


Uma pesquisa publicada em janeiro de 2021 mostrou que das pacientes submetidas à vacina Moderna Covid-19 (aplicada nos americanos), a linfonodopatia axilar foi a segunda reação local mais frequentemente relatada, com 11,6% das pacientes com a condição depois da primeira dose e 16%, da segunda dose, na faixa etária de 18 a 64 anos, dois a quatro dias após a vacina.


Já as pacientes que realizaram as doses da Pfizer a linfonodopatia axilar não constava na lista de efeitos adversos da vacina, porém, foi citada de forma espontânea por 64 pessoas no grupo que recebeu o imunizante em comparação com apenas dois casos no grupo placebo, 2 a 4 dias após a vacinação, com duração de 10 dias em média.


No Brasil, ainda não temos estudos como esse com a Coronavac.


Não podemos esquecer que, mesmo sendo um efeito considerado raro pós vacina, isso pode acontecer com qualquer outra vacina (para sarampo, influenza....). Então não deixe de fazer a vacina!!!!!!!!


Se caso fique com dúvida, procura a médica mastologista ! Ela saberá te orientar.


Se toque.

Se vacine!



Se cuide!!


E continue usando máscara!