top of page
Buscar
  • Foto do escritorCarolina Rosa

MASTOLOGISTA E HOMENS, EXISTE RELAÇÃO ENTRE ELES?


Segundo o IBGE, homens vivem aproximadamente 7,6 anos a menos que as mulheres! E quando falamos em saúde do HOMEM, dificilmente pensamos que homem tem que cuidar da saúde das suas mamas. E logo surgem perguntas frequentes em relação a saúde do homem e a Mastologia. Afinal de contas ....


🚹 Homens precisam consultar com Mastologista?

✔️ Sim! Precisam! Homens podem apresentar aumento no volume de uma ou de ambas as mamas (chamada de ginecomastia), nodulações, retrações cutâneas, saída de secreções pelo mamilo, dor mamária e outras alterações que merecem investigação clínica.


🚹 Homem pode ter câncer de mama?

✔️ Sim! O câncer de mama também acomete os homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença no Brasil. Nos Estados Unidos em 2018, estima-se que 2.500 casos de câncer de mama incidentes serão diagnosticados em homens, e aproximadamente 500 homens deverão morrer desta doença.


🚹 Homens devem fazer mamografia de rastreio igual as mulheres?

❌ Não! Não é indicado a mamografia anual de rastreio para câncer de mama em homens. É indicado mamografia para alguns casos específicos e sempre após avaliação da Mastologista. Geralmente está indicado quando existir aumento do volume da mama, saída de secreção pelo mamilo, presença de nodulação palpável na mama e história familiar de câncer de mama.


bottom of page